NOTÍCIAS

CFM proíbe a prescrição de anabolizantes para fins estéticos no Brasil

Foi publicada no Diário Oficial a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que proíbe a prescrição de terapias hormonais com esteroides androgênicos e esteroides anabolizantes para fins estéticos, tais como ganho de massa muscular ou melhoria do desempenho atlético, pois pode ser um perigo para a saúde, inclusive capilar.

A medida foi tomada considerando a falta de evidências científicas em relação à segurança de tais terapias para os pacientes, bem como a preocupação com as complicações do uso indevido de hormônios. Portanto, foi determinado que os médicos só prescrevam para casos específicos e necessários.

A resolução também restringe cursos, eventos e publicidade incentivando o uso desses produtos, o que é um passo importante para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas.

Entre os males que o uso inadequado pode causar, destacam-se:

  • Hipertrofia cardíaca;
  • Hipertensão arterial sistêmica e infarto agudo do miocárdio;
  • Aterosclerose;
  • Estado de hipercoagulabilidade;
  • Aumento da trombogênese e vasoespasmo;
  • Doenças hepáticas como hepatite medicamentosa, insuficiência hepática aguda e carcinoma hepatocelular;
  • Transtornos mentais e de comportamento, incluindo depressão e dependência;
  • Infertilidade, disfunção erétil e diminuição de libido.

Relação de anabolizantes e queda capilar

Apesar da calvície geralmente ser genética, outros fatores também podem acelerar a queda e enfraquecimento dos fios, entre eles o uso excessivo de substâncias como a testosterona.

Mesmo pessoas sem tendência à calvície também podem ter o cabelo prejudicado devido ao uso de anabolizantes.

Além disso, o uso prolongado pode afetar a saúde do couro cabeludo, causando inflamações e irritações, que consequentemente também potencializam a queda.

Bons resultados podem ser alcançados de forma segura e saudável. Contar com o auxílio adequado de profissionais é o melhor caminho.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe​

Posts Recentes: